sábado, 17 de novembro de 2012

Papai Noel- sério e piada

Estive divagando sobre Natal e papai noel hoje. No meu exercício profissional , explico aos alunos que papai noel é como qualquer outra crendice que povoa a cultura popular, e, que na verdade, o bom velhinho não virá se não tiver dinheiro , ou seja, que  o presente depende  da condição financeira dos pais, avós,
 tios , ou tutores legais. Aproveito o ensejo e faço com que as crianças entendam com  palavras acessíveis ao seu mundo, que mais que um presente, importa a  saúde, o bem estar,  ter uma cama quente e seca,
 ( pois muitos deles lidam com as enchentes nesta  época do ano),  e que, ainda, é bom ter o que comer, não especificando qualidade ou quantidade. E, mais uma vez, deixo claro que esta produção do mundo capitalista fomenta o comércio, e que ainda, que no mundo cristão, Jesus Cristo tenha sido presenteado pelos reis magos do oriente que vieram adorá-lo, nunca o cristianismo apregou troca de presentes no Natal, que é o nascimento de Jesus, e a importância da data, está na esperança da vida  que recomeça ao Jesus nascer e nos dar Salvação esperada desde o Jardim do Éden , com a entrada do pecado no mundo.

Mas deixando tanta seriedade, fiquei pensando como seria o papai noel por região do país, e ei-los:

O do sul
_ Bah tchê, não trouxe nada, porque como gaúcho que sou, sou macho e não ia ficar por aí com um saco nas costas. Coma um pedaço de carne, e vamos dançar no CTG ( Centro de Tradições Gaúchas)

O do sudeste ( paulistano)
_ Não trouxe nada prá ninguém  porque não deu tempo, as lembrancinhas que comprei, estavam no meu carro que foi incendiado pelo PCC,  e , meu, esta coisa de papai noel nem existe, é tudo  fruto do capitalismo, então, deixa prá lá!

O  do centro- oeste
_ Não trouxe nada porque em Brasília as coisas estão muito caras, não deu prá desviar nenhuma verba, e eu nem tinha mais como comprar nada.

O do Norte
_ Não comprei nada porque  índio que se preze,  não acredita nesta bobeirada que inventaram  lá na europa e , que esperavam ? com este calorão aqui em Manaus? Eu? De casacão quente? que nada! Se ainda fosse de boi bumbá!

E para finalizar , o do Nordeste
_ ô meu rei, aqui é papai noel visse, não se assuste não, eu to assim sem camisa, porque mainha não tava em casa, e num sei onde eu coloquei o casaco não, e o calor era tanto, me deu uma leseira, que nem presente este ano tem, mas num chore não, que eu lhe trouxe uma água de coco, mas só uma, "uminha" que  era pro saco não ficar muitio pesado...


autoria: Edileidi C Ramos

Marcadores